sábado, 29 de maio de 2010

Abstracionismo lírico

Nas artes, o Abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior". Aparece como reação às grandes revoluções do século XX, como por exemplo, a Primeira Guerra Mundial.

O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram visíveis; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte nitidamente não figurativa.

Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o abstracionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos.

Já na década de 1910 Kandinsky (1866-1944) desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.

O artista afirma: "O primeiro a romper com a tradição de pintar os objetos existentes fui eu. Fundei a pintura abstrata".

A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário